1. Livros - Unifesp

7 downloads 135 Views 430KB Size Report
Maxwell (1831-1879) ideal para quem não se sente bem com sua identidade enquanto cientista. 15 h. Avaliação escrita sobre o livro em data a ser marcada e.
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS CAMPUS DIADEMA

LISTA DE SUGESTÕES DE ATIVIDADES CIENTÍFICO-CULTURAIS * *proposta pela equipe de professores do curso de Licenciatura Plena em Ciências

1. Livros Obra

Sinopse reduzida

Por que você o recomenda?

Previsão de créditos

Proposta de avaliação / certificação

Professor que sugeriu e que avalizará a atividade

O mundo assombrado pelos demônios: a Ciência vista como uma vela no escuro

O livro reúne os mais importantes artigos escritos pelo estadunidense Carl Sagan (1934-1996), o mais importante divulgador científico de todos os tempos. Com uma linguagem sucinta e fácil, o autor comenta a importância da Ciência para o mundo contemporâneo, mostrando como ela pode ser benéfica e maléfica ao mesmo tempo, classifica-a como uma construção humana, argumenta sobre os enormes riscos da ignorância sobre o tema para o restante da sociedade e, por fim, mostra como o fazer ciência pode trazer luz aos totalitarismos cotidianos de determinados setores sociais (daí o título: a ciência vista como uma vela no escuro”.

Os artigos intitulados “Um dragão em minha coragem” podem ser perfeitamente utilizados como recursos didáticos no Ensino Médio. Um outro artigo intitulado “Não existem perguntas imbecis” mostra que a função mor da Ciência é perguntar e como as crianças vão perdendo essa capacidade à medida que entram no universo escolar. Por fim, o artigo sobre os nerds na Ciência apresenta uma biografia do físico escocês James Clerk Maxwell (1831-1879) ideal para quem não se sente bem com sua identidade enquanto cientista.

15 h

Avaliação escrita sobre o livro em data a ser marcada e divulgada amplamente pela comissão da ACC

Prof. Dr. José Alves da Silva

Autor: Carl Sagan Ed. Companhia das Letras Ano: 1996. Gênero: não-ficcção; divulgação científica

A elegância do ouriço Autor: Muriel Barbery Ed. Companhia das Letras Ano: 2008. Gênero: ficcção; romance filosófico

Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra. Ano: 1996 Gênero: pedagógico

Foucault e a função-Educador Sujeição e

Eleito o livro do ano pelos intelectuais franceses no ano 2000, este romance filosófico aborda a história de duas personagens femininas: Renée, que parece ser a zeladora por excelência: baixota, ranzinza e sempre pronta a bater a porta na cara de alguém. Na verdade, uma observadora refinada, ora terna, ora ácida, e um personagem complexo, que apaga as pegadas para que ninguém adivinhe o que guarda na toca: um amor extremado às letras e às artes, sem as nódoas de classe e de esnobismo que mancham o perfil dos seus muitos patrões. E ainda há Paloma, a caçula da família Josse. O pai é um figurão da política, a mãe dondoca tem doutorado em letras, a irmã mais velha jura que é filósofa, mas Paloma conhece bem demais o verso e o reverso da vida familiar para engolir a história oficial. Tanto que se impõe um desafio terrível: ou descobre algum sentido para a vida, ou comete suicídio (seguido de incêndio) no seu aniversário de treze anos. Enquanto a data não chega, mantém duas séries de anotações pessoais e filosóficas: os Pensamentos profundos e o Diário do movimento do mundo, crônicas de suas experiências íntimas e também da vida no prédio. (trecho extraído do site oficial da editora) www.companhia das letras.com.br Destaca a responsabilidade dos professores no desenvolvimento da prática educativa, valorizando a construção e a troca de saberes. Faz menções ao desenvolvimento afetivo entre professores e alunos, enfatizando o equilíbrio entre a competência, a autoridade e a amorosidade. Também, defende a autonomia do educando, valoriza a ética na construção do conhecimento e aponta que a reflexão crítica sobre a prática educativa é uma exigência teórica e prática.

Para pensar sobre a 15 h vida Para dar muita risada Para perceber o quanto a beleza da vida pode estar em coisas simples Para se aprofundar nos estudos sobre Filosofia e Arte.

- Paulo Freire é o educador brasileiro mais reconhecido no mundo. - Este foi o último livro publicado por Paulo Freire, em vida. - O seu conteúdo é recomendado para professores de todas as áreas e de todos os níveis da educação.

15h

Como as redes de linhas emaranhadas do artista Pollock, Para estudar a constituição 15h as cores múltiplas do pensamento foucaultiano foram histórico-filosofica do repintadas por Alexandre Filordi no seu livro Foucault e a papel do Educador

Avaliação escrita sobre o livro em data a ser marcada e divulgada amplamente pela comissão da ACC

Prof. Dr. José Alves da Silva

Avaliação escrita sobre o livro em data a ser marcada e divulgada amplamente pela comissão da ACC.

Profa. Dra. Marilena Rosalen

Prof. Dr. Carlos Eduardo Ribeiro

Experiências de Subjetividades Ativas na Formação Humana E. Unijui Ano 2010. Gênero: Comentário Filosófico/Pedagógico

Quando eu voltar a ser criança Autor: Janusz Korczak Editora: Summus Ano: 1981 Gênero: ficção

função-educador (2010). O livro é um trabalho de reflexão: nosso olhar é desviado para o fundo da tela que, Para introduzir-se no formado por algumas linhas coloridas entrecruzadas ao pensamento filosóficopedagógico. longo de suas paginas, os conceitos vão se destacando do pensamento foucaultiano. Para ser preciso, é melhor corrigir: são as linhas em rede que constituem um fundo infundado sob o qual toda exterioridade é permitida. Sujeição e experiências de subjetividades ativas é o subtítulo que o livro traz porque se trata, por um lado, de considerar os trabalhos de Foucault numa ampla genealogia do sujeito; de outro, refletir como o périplo da formação humana (pedagógica, no limite) comportou e ainda pode comportar experiências de dessujeição, mesmo se, como garante Filordi, toda educação recai em alguma finalização do sujeito. O livro é um exemplo do bom uso que ainda se pode fazer do pensamento de Foucault no campo da Educação, e ideal para quem necessita compreender como um pensamento pode ser ativado em distintos campos das ciências humanas.

Em nosso século, poucos educadores conheceram tão a fundo a alma da criança e do adolescente como Janusz Korczak, o mestre polonês que levou sua dedicação aos pequenos a ponto de - com um grupo deles - fazer a viagem final, em meio ao extermínio da 2º Guerra Mundial. Eis um livro raro, tocante, sensível, comovente. Belo e terno, ele não discursa sobre a criança, mas se faz porta-voz dela, voltando a ser criança e revivendo um mundo através dos olhos, sensações, tristezas e desencantos que toda criança vive. Um livro envolvente e sábio, mostrando as dificuldades de ser criança neste mundo feito, pensado e mandado pelos adultos. (texto extraído da quarta capa do livro)

Porque este livro pode contribuir sobremaneira para desenvolver a sensibilidade necessária à compreensão da "alma" de crianças e adolescentes, tão fundamental à formação do professor.

15 h

Tendo como referência o livro, escrever um texto sobre os principais sentimentos relacionados à escola quando era criança ou adolescente. Fazer uma reflexão final sobre as possíveis falhas da escola e dos professores em compreender

Profa Dra Márcia Jacomini

Vida e Educação Autor: John Dewey Ed. Melhoramentos Ano:1978 Gênero: não ficção Educação

O autor discute a questão da educação escolar com base nos princípios da Escola Nova, na perspectiva de orientar a reflexão sobre um dos principais problema da educação escolar: o interesse pela aprendizagem e pelos estudos

Trata-se de um livro fundamental à formação do professor, por oferecer elementos de reflexão teórica e prática relacionados ao interesse dos alunos.

15 h

seus sentimentos e necessidades. Descrever atitudes da escola e dos professores que poderiam ter lhe ajudado nas dificuldades apresentadas. Data de entrega a ser combinada com a professora. Apresentar um texto com reflexões sobre o conteúdo do livro, buscando responder a seguinte questão: qual o papel da escola e do professor na construção do interesse dos alunos pelos estudos? Data de entrega a combinada com a professora.

Profa Dra Márcia Jacomini

2. Filmes Obra

Sinopse reduzida

Por que você o recomenda?

O ponto de mutação

Um político estadunidense (Jack Edwards (interpretado por Sam Waterston), vai à França visitar um velho amigo poeta (Thomas Harriman, interpretado por John Heard). Lá, conhecem uma física (Sonia Hoffman, interpretada por Liv Ullman) e, juntos, tecem uma profunda discussão sobre questões existenciais, na qual os conceitos da Física Quântica são colocados a serviço de uma compreensão de mundo que foge a do senso comum . Filme baseado na obra "The Turning Point" (O ponto de Mutação), de Fritjof Capra.

O filme tem diálogos bem 4h complexos e quase não apresenta enredo. Portanto, não é fácil de ver. Contudo, mostra um excelente panorama do atual pensamento científico e de como este influencia a atual visão de mundo, em quase todos os setores da atividade humana. 4h Porque, finalmente, há um herói infantil da terceira idade; Porque mostra como é importante contemplar um projeto de vida baseado em situações de alegria real e cotidiana. Porque não infantiliza o espectador, muitas vezes contando a história sem quaisquer diálogos (o enamoramento, o casamento, o aborto, o

Com: Liv Ullmann, Sam Waterson, Joen Heard e Ione Skye. Direção: Bernt Capra Duração/Ano: 110'1990 Título original: MINDWALK

Up - Altas Aventuras Direção: Peter Docter EUA, 96 min. Gênero: animação

O filme conta a história de um herói idoso Carl Fredricksen, de 78 anos; e um menino Russell, 8. O primeiro é um amargurado vendedor de balões aposentado e viúvo. O outro, um alegre e esforçado escoteiro. Na aventura, ambos voam inadvertidamente juntos ao sul, em uma casa içada por milhares de balões multicoloridos. A trama inclui ainda elementos da história clássica de Arthur Conan Doyle, O Mundo Perdido (1912), em que um explorador traz de uma expedição à América do Sul ossos de um pterodátilo. Denunciado como uma fraude, o aventureiro retorna à selva com o intuito de capturar um espécime vivo. Pete Docter (Monstros S.A.) e Bob Peterson, os diretores e roteiristas de Up, conseguem fundir essas premissas longínquas - e o fazem com ação intensa e uma dose de emotividade que só encontra paralelo nos antigos clássicos Disney (a cena em que Carl encontra coragem para abrir o diário da esposa falecida produz lágrimas suficientes pra salgar o saco de pipoca). A Era de Ouro das animações, aliás, é referenciada em vários momentos, uma homenagem dos animadores-autores de hoje aos seus antecessores-

Previsão de créditos

Proposta de avaliação / certificação

Professor responsável

Avaliação escrita sobre o filme em data a ser marcada e divulgada amplamente

Prof. Dr. José Alves da Silva

Avaliação escrita sobre o filme em data a ser marcada e divulgada amplamente

Prof. Dr. José Alves da Silva

desbravadores da Disney. A aula de história do cinema não para por aí. O filme abusa de outros recursos consagrados - e lamentavelmente quase esquecidos - da Sétima Arte, usando de maneira brilhante lições aprendidas com mestres como Orson Welles. "Eu não acredito que palavra alguma possa explicar a vida de um homem", disse um dos personagens de Cidadão Kane, e a introdução de Up - que traz à mente a famosa cena da mesa do filme de Welles - é prova incontestável disso. Realmente, palavras jamais fariam justiça à vida de Carl Fredricksen. Retirado do site: omelete:

Vem dançar (Take the Lead) Drama, USA, 118 minutos, 2006, PlayArte, direção de Liz Friedlander, com Antonio Banderas.

Gattaca - A Experiência Genética (Gattaca). EUA, 1997. Dir. Andrew Niccol. Com Ethan Hawke, Uma Thurman, Jude Law, Loren Dean,

Baseado na história real de Pierre Dulaine, professor de dança, mostra a realidade de uma escola pública de NY em que Dulaine se voluntaria como professor de alunos de “castigo”, considerados sem recuperação. Aborda discriminação racial, diferenças sociais, problemas familiares e superação de dificuldades. Dulaine acredita no potencial dos alunos, considera a realidade deles e juntos criam um novo estilo de dança.

Gattaca retrata um futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, e uma sociedade em que a manipulação genética criou uma nova espécie de preconceito e hierarquia racial, legitimada pela ciência. Os “Válidos”, frutos desta combinação genética planejada, são quase super-homens, com raras doenças genéticas; enquanto as pessoas concebidas

envelhecimento, a morte de um dos parceiros do casal são contados sem qualquer diálogo, com uma música linda de fundo); Porque mostra como é necessário ter leveza e praticar o desapego. Porque mostra o quanto é importante se redescobrir e reinventar. - É baseado em uma história real. - Mostra os dilemas do processo de ensino e aprendizagem e as tentativas na busca pela melhor alternativa, mostrando que não há um modelo. - Aborda a influência que a comunidade e sua cultura têm na escola. - Valoriza a vida e as relações humanas. O filme permite discutir questões emblemáticas para a formação dos professores de ciências. -

a racionalidade tecnológica;

4h

Avaliação escrita sobre o filme em data a ser marcada e divulgada amplamente.

Profa. Dra. Marilena Rosalen

4h

Participação em debate após a exibição do vídeo, previsto para o segundo semestre de 2011, em local

Profa. Dra. Thaís Cyrino de Mello Forato, e (professores convidados:)

Alan Arkin, Gore Vidal e Ernest Borgnine.

Escritores da Liberdade Direção: Richard Lagravenese Ano: 2007 Duração: 123 min. Gênero: Drama

biologicamente são consideradas "Inválidas” e pertencem a uma categoria inferior, sendo impedidas de desempenhar determinadas funções sociais.

O filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007) aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituição de "ensino médio", a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados "turbulentos", inclusive envolvidos com gangues. Ao perceber os grandes problemas enfrentados por tais estudantes, a professora Erin resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem a concordância da diretora do colégio.

(Retirado do site: http://recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/64197 8)

-

a engenharia genética e a eugenia social;

-

a crítica ao determinismo ingênuo;

-

a inclusão dos portadores de necessidades especiais;

-

a divisão social do trabalho. (etc)

previamente divulgado.

4h Porque o filme permite uma instigante reflexão sobre as possibilidades e os limites da educação escolar na realização de mudanças individuais e coletivas.

Discussão coletiva sobre o filme em data a ser marcada pela professora

Profa Dra Márcia Jacomini

3.Teatro Obra

Sinopse reduzida

Hipóteses para o amor e a verdade Texto: Ivam Cabral e Rodolfo García Com: Esther Antunes, Gustavo Ferreira, Leo Moreira e outros. Horários: Sábado: 23h59 e Dom: 20h30. Ingressos: R$ 30,00 (inteira) Espaço dos Satyros. Pça. Roosevelt, s/n. final da Consolação. 18 anos.

A peça conta a história de personagens reais da cidade de São Paulo que, de modo real ou imaginário, buscam quebrar os muros de sua solidão por meio do amor.

Por que é recomendável Para poder conhecer o espaço e um dos grupos alternativos de teatro mais importante da cidade de São Paulo.

Previsão de créditos 3h

Avaliação / certificação Entrega de relatório

Responsável

Avaliação / certificação Criação de um folheto (procurar a Profa. Dra. Ana Paula Jahn para mais esclarecimentos).

Responsável

Prof. Dr. José Alves da Silva

4. Exposições Obra

Sinopse reduzida

Por que é recomendável

O Mundo Mágico de Escher Data: 19 de abril a 17 de julho de 2011 Horário: Terça a domingo, das 09h às 20h Local: Subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares Classificação indicativa: Livre Entrada Franca Visita mediada: das 9h às 19h. Em abril, em São Paulo no Centro Cultural Banco do Brasil, vai acontecer a exposição

A exposição apresenta obras do grande artista irlandês, que usa muitos conhecimentos da área de Matemática.

Para poder entender o quanto Matemática e Arte podem dialogar.

5. Museus

Previsão de créditos 15h

Profa. Dra. Ana Paula Jahn

Obra

Sinopse reduzida

Por que é recomendável

Museu da Pessoa - Rua Natingui,

A missão do Museu da Pessoa é contribuir para tornar a história de cada pessoa valorizada pela sociedade. Visamos um mundo mais justo e democrático baseado na história de pessoas de todos os segmentos da sociedade.

Apresentar ao aluno a possibilidade de incorporar ao acervo cultural da humanidade a história oral tanto dos vencedores como a dos vencidos.

1100 - São Paulo, SP

Previsão de créditos 3h

O Museu da Pessoa acredita que: • Toda história de vida tem valor e deve fazer parte da memória social; • Ouvir o outro é essencial para respeitá-lo e compreendê-lo como par; • No protagonismo histórico: todas as pessoas têm um papel como agente de transformação da História. Democratizar e ampliar a participação dos indivíduos na construção da memória social é atuar na percepção que os indivíduos e os grupos têm de si mesmos e de sua situação conseguir em nome de outrem; • Integrar indivíduos e distintos grupos sociais por meio da produção e conhecimento de suas experiências é atuar para romper o isolamento de alguns grupos sociais e impulsionar processos de empoderamento fundamentais para mudar relações sociais, políticas e econômicas.

6. Centros Culturais

Avaliação / certificação Entrega de relatório

Responsável Profa. Dra. Marian A. L. Dias

Local

Sinopse reduzida

Por que é recomendável

Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira - Rua Bernardo Lobo, 263, Vila Nogueira, Diadema.

Trata-se de uma biblioteca cuja acessibilidade arquitetônica é modelo para que as pessoas com os mais diferentes tipos de deficiências possam dela se beneficiar. Conta com acervo também em Braille e cursos sobre inclusão muito interessantes, como o de Jardinagem Sensorial voltado a cegos e videntes a fim de ensinar como montar um jardim sensorial.

Apresentar ao aluno a possibilidade de incorporar ao acervo cultural da humanidade equipamentos, obras de arte e práticas voltadas às pessoas desviantes do padrão de normalidade.

Local

Sinopse reduzida

Por que é recomendável

Circuito de atividades culturais do Centro Cultural São Paulo, metrô Vergueiro

Trata-se de um centro cultural que foi inspirado em algumas importantes iniciativas internacionais (Centro George Pompidou, em Paris, por exemplo) e assimilou outras conquistas do modernismo brasileiro (como a discoteca Oneyda Alvarenga, proposta por uma ex-aluna de piano de Mário de Andrade, por exemplo). Dispõe de variada programação: teatro, shows, minicursos, palestras, biblioteca, hemeroteca, espaço de exposições e de estudos.

Primeiro pela atmosfera cultural na qual o estudante pode ter oportunidades que normalmente não teria. Tanto pela diversidade quanto pela qualidade, pode ser ocasião de importante reflexão sobre arte e cultura de massa. Além disso, o estudante poderá, com sorte, começar a perceber qual o sentido da distribuição de centros como esse na cidade.

Sinopse reduzida

Por que é recomendável

Local

Previsão de créditos 3h (somente a visita)

Avaliação / certificação Entrega de relatório

Responsável

Avaliação / certificação Entrega de relatório

Responsável

Avaliação /

Responsável

Profa. Dra. Marian A. L. Dias

Horas a combinar se realizar algum dos cursos oferecidos lá.

Previsão de créditos 3h (somente a visita)

Prof. Dr. Denilson Cordeiro

Horas a combinar se realizar algum dos cursos oferecidos lá.

Previsão de

Casa das Áfricas, metrô vila Madalena.

Sala São Paulo e conjunto histórico da Luz. Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 , Santa Cécilia, São Paulo/SP. Tel.: (011) 3223-3966

A Casa das Áfricas é um centro de pesquisa e de promoção de atividades culturais relacionadas ao continente africano. O seu objetivo é contribuir para o processo de produção e ampliação de conhecimentos sobre as sociedades africanas e para o diálogo entre instituições e pesquisadores que tenham como foco de trabalho a África. Suas atividades incluem cursos e debates com a participação de convidados brasileiros e estrangeiros. Realiza projetos no continente africano, dando prioridade aos locais em que haja estudos anteriores de pesquisadores da Casa das Áfricas. Faz parte de seus objetivos possibilitar retorno e/ou contrapartida à população e ao país concernente às pesquisas.

Apresentar ao estudante uma dimensão da organização étnica, geográfica e cultural do planeta que não passa necessária e exclusivamente por Harvard, MIT, Princeton ou Hollywood.

Conheça in loco a história do edifício que abrigou a antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana no período áureo do café e hoje é sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Durante as visitas, os guias abordam sua importância como patrimônio histórico e marco da cidade; o processo de restauro e

Além de todo o conjunto arquitetônico e histórico da Luz, a sala São Paulo é um evento à parte. A monitoria oferecida nos conta os detalhes técnicos da construção da sala, como por exemplo seu teto removível que é capaz de várias acústicas, como a reprodução da acústica de uma catedral

créditos 3h (somente a visita)

certificação Entrega de relatório

Prof. Dr. Denilson Cordeiro

Relatório da Monitoria

Prof. Dr. Carlos Eduardo Ribeiro

Horas a combinar se realizar algum dos cursos oferecidos lá.

5h

revitalização pelo qual passou no final da década de 90; e o projeto de construção da Sala São Paulo, sua acústica, estrutura e detalhes sobre o funcionamento da sala de concertos (retirado de http://www.osesp.art.br/portal/ paginadinamica.aspx?pagina=ed ucacaovisitamonitoradas).

gótica.

6. Centros culturais Local

Sinopse reduzida

Por que é recomendável

Circuito de atividades culturais do Centro Cultural São Paulo, metrô Vergueiro

Trata-se de um centro cultural que foi inspirado em algumas importantes iniciativas internacionais (Centro George Pompidou, em Paris, por exemplo) e assimilou outras conquistas do modernismo brasileiro (como a discoteca Oneyda Alvarenga, proposta por uma ex-aluna de piano de Mário de Andrade, por exemplo). Dispõe de variada programação: teatro, shows, minicursos, palestras, biblioteca, hemeroteca, espaço de exposições e de estudos.

Primeiro pela atmosfera cultural na qual o estudante pode ter oportunidades que normalmente não teria. Tanto pela diversidade quanto pela qualidade, pode ser ocasião de importante reflexão sobre arte e cultura de massa. Além disso, o estudante poderá, com sorte, começar a perceber qual o sentido da distribuição de centros como esse na cidade.

Local

Sinopse reduzida

Por que é recomendável

Casa das Áfricas, metrô vila Madalena.

A Casa das Áfricas é um centro de pesquisa e de promoção de atividades culturais relacionadas ao continente africano. O seu objetivo é contribuir para o processo de produção e ampliação de conhecimentos sobre as sociedades africanas e para o diálogo entre instituições e pesquisadores que tenham como foco de trabalho a África. Suas atividades incluem cursos e debates com a participação de convidados brasileiros e estrangeiros. Realiza projetos no

Apresentar ao estudante uma dimensão da organização étnica, geográfica e cultural do planeta que não passa necessária e exclusivamente por Harvard, MIT, Princeton ou Hollywood.

Previsão de créditos 3h (somente a visita)

Avaliação / certificação Entrega de relatório

Responsável

Avaliação / certificação Entrega de relatório

Responsável

Prof. Dr. Denilson Cordeiro

Horas a combinar se realizar algum dos cursos oferecidos lá.

Previsão de créditos 3h (somente a visita) Horas a combinar se realizar algum dos cursos oferecidos lá.

Prof. Dr. Denilson Cordeiro

continente africano, dando prioridade aos locais em que haja estudos anteriores de pesquisadores da Casa das Áfricas. Faz parte de seus objetivos possibilitar retorno e/ou contrapartida à população e ao país concernente às pesquisas.