N.º 12, Maio 2006 - Faculdade de Economia - Universidade do ...

6 downloads 33 Views 925KB Size Report
os 5 primeiros no exame nacional e 17 entre o total de aprovados. A ADIFE ministrou um curso destinado a preparar os candidatos para o exame de admissão ...
ADIFE NOTÍCIAS Associação de Diplomados da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve

Ano XI N.º 12

Curso da ADIFE coloca 2 dos seus formandos entre os 5 primeiros no exame nacional e 17 entre o total de aprovados A ADIFE ministrou um curso destinado a preparar os candidatos para o exame de admissão de inspectores tributários da DGCI. A lista de colocações, publicada no Diário da República, com extracto ao lado, destaca os três formandos melhor posicionados, num total de 1293 candidatos examinados (cont. página 3).

FEUA na Semana Aberta

Fonte: DIÁRIO DA REPÚBLICA – II SÉRIE, N.º 24 – 2 de Fevereiro de 2006

Página 5

Cursos de Formação da ADIFE O ADIFE NOTÍCIAS publica neste número os resultados da avaliação do Curso de preparação para o Exame de Inspector Tributário da DGCI. (Página 4)

Onde é que eles estão e o que fazem? Damos a conhecer, ainda neste número, algumas notícias pessoais e profissionais de colegas. (Página 7)

Nesta Edição Editorial ................................... Investigação ............................. A ADIFE e a formação dos seus associados ........................ Acontecimentos/Novidades ..... Web sites que recomendamos Onde é que eles estão e o que fazem ........................................ Opinião .....................................

1 2 3 5 6 7 8

Editorial Foi com muito gosto que aceitei o convite para redigir esta breve introdução de mais um número do Boletim Informativo da ADIFE. Nesta edição, continuamos empenhados em levar alguns dos mais altos eventos da Faculdade de Economia aos nossos leitores e associados. Começamos por realçar a tomada de posse do novo Reitor da Universidade do Algarve, o Prof. Doutor João Guerreiro, docente da nossa Faculdade a quem felicitamos e desejamos o maior sucesso no desempenho das suas funções. Também aproveitamos para expressar o mais sincero reconhecimento ao Reitor cessante, o Prof. Doutor Adriano Pimpão pelo seu trabalho zeloso e dedicado em benefício da nossa Universidade.

As secções do Boletim “Onde é que eles estão e o que fazem?” e “Sites Web que recomendamos” têm revelado uma grande utilidade na divulgação de contactos e na troca de informações pertinentes. Ambos dependem da colaboração de todos vós, a quem muito agradecemos pelo contributo activo. Estendemos, aqui, o convite àqueles que ainda não participaram, e a todos em geral, para que nos façam chegar ideias e sugestões que promovam a qualidade do Boletim e, porque não, da nossa Associação. O espaço reservado a artigos de “Opinião” é mais um para o qual poderão enviar os vossos comentários e análises críticas sobre temas da actualidade. A todos os leitores e associados, que têm partilhado connosco experiências, notícias e sucessos, um Muito Obrigado pelo valor que acrescentam à actividade da ADIFE. Continuemos a trabalhar em conjunto para uma maior projecção da Faculdade de Economia e dos seus diplomados no meio empresarial e científico.

Nesta edição, destacamos ainda a lista de colocações, elaboradas em conformidade com as notas do exame para Inspector Tributário da DGCI, que mostra o excelente posicionamento dos participantes no curso de preparação que a Associação organizou. Outras iniciativas de relevo, nomeadamente no campo da investigação em curso na Faculdade são: o Dia Doutoral, a organização de duas conferências a decorrer em Junho e Setembro e o programa do ciclo de seminários em Economia e Gestão.

Sílvia Brito Fernandes Coorde nadora de Edição

NOVOS CURSOS e PÓS-GRADUAÇÕES na FEUAlg A Faculdade de Economia abre em 2006: - Curso de Pós-Graduação em “Direito do Turismo” (as inscrições decorreram no mês de Março); -Curso de “Especialização em Logística” (as inscrições decorreram no mês de Abril); - Curso de “Simulação Empresarial” (as inscrições decorrerão no mês de Junho, estando previsto o seu início no mês de Setembro). 1

INVESTIGAÇÃO Modelação do comportamento do consumidor em programas de reciclagem Muitos dos problemas ambientais actuais têm a sua génese nas mudanças significativas de estilo de vida que caracterizaram as últimas décadas e nas decorrentes alterações nos padrões de produção e de consumo. De facto, o forte crescimento económico registado em muitos países trouxe consigo uma exploração insustentável dos recursos naturais e um aumento notável do volume de resíduos sólidos produzidos anualmente. Neste contexto, assumem particular importância todas as iniciativas que evitem a produção excessiva de embalagens e de resíduos de embalagem, mas também as que criem condições para a sua valorização e reciclagem.

a análises discriminantes ou a modelos de equações estruturais com variáveis latentes. Estes últimos assumem particular interesse em estudos sobre o comportamento do cons umidor uma vez que permitem articular variáveis não directamente mensuráveis, como sejam, atitudes, crenças, emoções e valores. Desde então tenho estado envolvida em diversos projectos de investigação mas também de prestação de serviços à comunidade, sempre na componente de análise estatística de dados. Muitos destes trabalhos inserem-se na área do turismo, quer no âmbito do estudo do comportamento do consumidor, quer no domínio da avaliação da qualidade de destinos turísticos. Mais recentemente tenho estado envolvida, conjuntamente com outros investigadores da FEUALG e da Universidade de Coimbra, num estudo de avaliação integrada da Faro 2005, Capital Nacional da Cultura.

O meu trabalho de doutoramento enquadra-se nesta temática e tem os seguintes objectivos: (1) desenvolver modelos conceptuais de comportamento do consumidor em programas de reciclagem; (2) estimar e validar esses modelos para o caso do programa de reciclagem português, promovido pela Sociedade Ponto Verde; (3) usar os resultados destas análises a fim de propor linha de orientação para futuras estratégias de marketing social a implementar neste domínio, quer ao nível do plano de comunicação, quer no que respeita a intervenções de natureza logística.

Os meus interesses de investigação centram-se, sobretudo, nos métodos de análise estatística aplicados a dados não temporais. Entre estes, destaco os modelos de escolha discreta e os métodos descritivos multivariados aplicados a variáveis qualitativas. Qualquer esclarecimento adicional sobre os meus projectos e interesses de investigação poderá ser obtido utilizando os contactos que se apresenta m seguidamente:

Na prossecução destes objectivos utilizou-se um conjunto variado de métodos de análise estatística multivariada. Algumas das técnicas aplicadas visavam condensar a informação contida no conjunto de dados original (é o caso das análises factoriais) ou perceber a relação existente entre determinadas variáveis qualitativas (é o caso das análises de correspondências múltiplas). Outras, tinham por finalidade modelar os dados e, neste domínio, recorremos a modelos de regressão do tipo logit,

Patrícia Valle Faculdade de Economia Universidade do Algarve Campus de Gambelas 8005-139 Faro Email: [email protected] Tel. 289800915 - Ext. 7277 Fax: 289815937

2

A ADIFE E A FORMAÇÃO DOS SEUS ASSOCIADOS Cursos de Formação Procurando dar continuidade ao objectivo de contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos e competências dos seus associados, a ADIFE organizou mais dois cursos de formação. O primeiro curso foi sobre Balanced Scorecard, um instrumento de avaliação de desempenho que tem vindo a ganhar popularidade. O segundo curso destinou-se à preparação para o exame de admissão a estágio para ingresso na categoria de inspector tributário da DGCI. O Curso, com um total de 36 horas e destinado a associados e a outros interessados, decorreu em Novembro de 2005. Os formadores convidados pela ADIFE para os módulos de Contabilidade Geral, Contabilidade Analítica e Auditoria foram, respectivamente: o Dr. Pedro Machado, o Prof. Doutor Sérgio Santos (docentes da Faculdade de Economia) e o Dr. Carlos Moreira e Ferreira (Revisor Oficial de Contas).

Dos 28 inscritos no curso que se submeteram ao exame, 17 foram aprovados tendo 10 destes ficado entre os 285 colocados a nível nacional. Reproduzimos na caixa ao lado a lista dos nomes dos candidatos aprovados. Não podemos deixar de felicitar todos os aprovados, em particular os 3 melhor colocados: Filipe Jara, Maria Fátima Santos Teixeira e Paula Cristina Simão Viegas. Felicidades na nova carreira. A lista de todos os colocados foi publicada no Diário da República, II Série, nº 24, de 2 de Fevereiro de 2006.

Tal como é habitual, os cursos da ADIFE são avaliados através de inquérito anónimo preenchido pelos participantes. Apresentamos na página seguinte os resultados obtidos.

Candidatos aprovados (ordem alfabética) António José Rocha Santos Cristiano Revez Guerreiro Filipe Jara João Luís Conceição Traquino José Luís Belchiorinho Patacola Luísa Isabel Contreiras Sousa Margarida Isabel Pinto B. Brito Maria Amália Santos Valente Maria Antonieta Neves E. Cabrita Maria Fátima Santos Teixeira Maria José Maranga Pecas Mário José Silva Correia Marisa Alexandra C. Camacho Paula Cristina Simão Viegas Sara Isabel Pinto Botelho Brito Silvia Cláudia Alves L. R. Correia Vanessa Soares Alves Pimenta

ADIFE ON-LINE Qualquer informação sobre novos cursos de formação da Adife será comunicada aos sócios por correio e endereço electrónico e também será divulgada no site da ADIFE www.ualg.pt/feua/adife/.

SUGESTÕES Tendo em vista a realização de futuros cursos, convidam-se os interessados a sugerir outro(s) tema(s) do V. Interesse.

Programa ERASMUS A Faculdade de Economia da Universidade do Algarve atraiu mais uma vez, ao abrigo do programa de mobilidade ERASMUS, estudantes de várias nacionalidades. Encontram-se a frequentar actualmente a nossa Faculdade estudantes oriundos da Espanha, Polónia e Roménia.

3

Avaliação do Curso de Preparação para o Exame Nacional de Inspector Tributário No âmbito do curso de preparação para o Exame de Inspectores Tributários da DGCI, cujos formadores e lista de colocações são apresentados na página anterior, realizou-se um pequeno inquérito para analisar em que medida o curso teria ido ao encontro das expectativas dos participantes. O inquérito incidiu essencialmente sobre os formadores e sobre o programa do curso. Seguem-se os resultados obtidos:

1) Formadores: 1.a) Clareza na exposição das matérias Tal como se pode observar na figura 1, metade dos inquiridos classificou a clareza na exposição das matérias por parte dos formadores como Excelente e 34,2% como Boa.

médio bom excelente 15,8%

47,4%

27,6%

1.d) Pontualidade e assiduidade dos formadores No que se refere à pontualidade e assiduidade dos formadores, a grande maioria dos inquiridos (80,3%) considerou-a como Excelente, 17,1% como Boa e apenas 2,6% como Média. médio bom excelente 2,6%

17,1%

80,3%

Fig. 1 – Clareza na exposição das matérias

1.b) Nível de preparação das matérias por parte dos formadores A análise da figura 2 ressalta que a maioria dos formandos (47,4%) consideraram o nível de preparação das matérias por parte do formador como Excelente e 36,8% como Boa. médio bom excelente 47,4%

Fig. 4 – Pontualidade e Assiduidade

1.e) Apreciação Global A apreciação global dos formadores foi bastante positiva. Como a figura 5 mostra, 57,9% dos inquiridos considerou o trabalho realizado como Excelente, 34,2% como Bom e apenas 7,9% como Médio. médio bom excelente

Fig. 6 – Valor Teórico Acrescentado

2.b) Valor acrescentado em termos de domínio das respectivas aplicações práticas Os dados sugerem que o curso constituiu uma mais valia considerável para os formandos no que diz respeito ao domínio prático, tendo ficado bem colocados vários formandos deste curso. Como a figura 7 ilustra, 68,5% dos inquiridos considerou o valor prático do curso de Bom e 19,7% achou que o curso teve uma contribuição Excelente na sua aplicação prática. médio bom excelente 19,7%

11,8%

Fig. 7 – Valor Prático Acrescentado

7,9%

57,9%

34,2%

Fig. 5 – Apreciação Global 36,8%

1.c) Motivação despertada nos formandos Relativamente à capacidade dos formadores para motivar os formandos, 47,4% dos inquiridos qualificou-a como Excelente, 36,8% como Boa e 15,8% como Média, tal como ilustra a figura 3.

65,8%

68,5%

15,8%

Fig. 2 – Nível de preparação dos formadores

6,6%

Fig. 3 – Motivação nos Formandos

15,8%

34,2%

médio bom excelente

36,8%

médio bom excelente 50,0%

Tal como se pode constatar pela análise da figura 6, 65,8% dos inquiridos considerou o valor acrescentado pelo curso de Bom e 27,6% achou que o curso teve uma contribuição Excelente na sua preparação teórica para o Exame.

2) Curso: 2.a) Valor acrescentado pelo curso em termos de instrumentos e conteúdo Os dados sugerem que o curso constituiu uma mais valia muito significativa para os formandos quanto a instrumentos e conteúdos de preparação para o referido Exame.

4

Anabela Gago Colaboradora da ADIFE

ACONTECIMENTOS/NOVIDADES SEMANA ABERTA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE Decorreu nos dias 14 a 17 de Março mais uma “Semana Aberta da Universidade do Algarve”. Trata-se de um evento organizado anualmente pelo Gabinete de Relações Externas da universidade. Durante uma semana, as “portas” da UAlg abrem-se a estudantes das escolas secundárias do Algarve e do Sul do Alentejo. O objectivo da iniciativa é apoiar os estudantes na escolha de um curso de formação superior e atrair estudantes para a insituição. A Faculdade de Economia contou com a participação activa de docentes, funcionários e estudantes na organização de várias actividades que incluiram uma apresentação multimédia sobre os cursos da Faculdade, informações sobre o Paradigma de Bolonha, visita guiada ao Edifício junto com docentes e estudantes da Faculdade e um jogo da Bolsa nas salas de computadores. O feedback dado pelos estudantes e professores das escolas secundárias, durante as visitas, foi bastante positivo. Um dos factores críticos de sucesso é, sem dúvida, o grande trabalho de equipa dos docentes, funcionários e estudantes que, alias, sempre caracterizou a nossa Faculdade.

Conferências a decorrer na FEUAlg Terá lugar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, no dia 23 de Junho, uma Conferência com o tema: O Impacte do Sector Financeiro no Desenvolvimento Económico Português. Pretende apresentar trabalhos de investigação relacionados com este tópico e dirige-se a Economistas, Gestores e Investigadores. Os trabalhos apresentados serão publicados numa edição específica. Está aberto o “Call for papers” e os artigos podem ser enviados por email (formato .pdf) para [email protected]. O site da conferência na web é www.ualg.pt/feua/conf/secfin.

No período de 7 a 9 de Setembro terá lugar na Faculdade de Economia uma Conferência Internacional: New Developments in Macroeconomic Modelling and Growth Dynamics. Está aberto o “Call for papers” e os artigos, em inglês, podem ser enviados para o email [email protected] até 30 de Junho. O site da conferência na web é www.ualg.pt/feua/conf/dmmg .

CICLO DE SEMINÁRIOS

2006

Semana Académica/2006 A XXI Edição da Semana Académica da Universidade do Algarve decorre de 5 a 13 de Maio. Eis o programa do evento: 04/04 - Serenata - Largo da Sé, 23h:59m 05/04 - Oio-Ai / Toranja / Xutos e Pontapés 06/04 – Mafalda Veiga / Luís Represas 07/04 – Klepth / Rouxinol Faduncho / João Pedro Pais 08/04 – Fio Dental / Hélder Rei do Kuduru / Rabo de Saia 09/04 – Mind Lock / Tara Perdida / Ramp 10/04 – Expensive Soul / Mercado Negro 11/04 – Tunas Académicas 12/04 – Jorge Palma / Rui Veloso 13/04 – Reacções Verbais / Pete Tha Zouk / Boss AC

5

Este ciclo de seminários visa apresentar comunicações em Economia e Gestão, por parte dos docentes e investigadores da Faculdade de Economia e de outras Faculdades e Institutos do país e estrangeiro. Próximos agendados: Mai o - Profª. Drª. Cesaltina Pires (Universidade de Évora) - “Esquemas de Incentivos. Uma aplicação de jogos dinâmicos com informação completa” - 24 de Maio Sala de Actos da Faculdade de Economia, às 15h00m - Prof. Doutor Horst Beidatsch (Universidade de Dresdan, Alemanha) - “Utilização do Sistema SAP R/3. Aspectos futuros de aplicação nas empresas” - 26 de Maio Sala 2.A da Faculdade de Economia, às 14h

Dia Doutoral na FEUALG Decorreu no passado dia 7 e 8 de Fevereiro de 2006 mais um “Dia Doutoral” da Faculdade de Economia . O objectivo deste evento consiste na apresentação dos traba lhos de investigação que os docentes e doutorandos da Faculdade estão a desenvolver, a fim de incentivar um maior diálogo entre investigadores, comunidade académica e convidados. As temáticas dos trabalhos em curso relacionamse com diversas áreas de aplicação, tais como: o negócio turístico, gestão hospitalar, eficiência no sector bancário, restrições financeiras nas decisões de investimento, técnicas de gestão da relação com o cliente, estratégias de emprego e desenvolvimento regional, avaliação do ensino superior, entre outras.

WEB SITES QUE RECOMENDAMOS www.aeportugal.pt

O ADIFE NOTÍCIAS convida todos os leitores a enviar sugestões de sites da internet que considerem úteis e práticos. Para o efeito, deverá enviar o endereço do site que recomenda, junto com uma brevíssima explicação sobre o motivo da sua escolha, para o seguinte endereço de email: [email protected].

Este é o website de uma das maiores associações empresariais portuguesas. Destaca-se a prestação de serviços às empresas em vários domínios, tais como: congressos, exposições, feiras, consultoria, qualidade, formação profissional, sistemas de incentivos, entre outros. O site mostra ainda uma lista de outros links especializados de interesse.

www.expressoemprego.pt

www.diarioeconomico.com

Portal do Expresso onde poderá encontrar anúncios, notícias e acções de formação à medida. Permite a pesquisa de ofertas de emprego e o envio de candidaturas aos melhores empregadores do sector ou actividade pretendida. Inclui muita informação útil para quem procura emprego.

Site com informação económica sempre actualizada e online de um jornal que constitui uma referência no sector. Além de notícias de última hora, inclui informações sobre mercados e artigos de opinião.

www.escolavirtual.pt

Portal com informação variada, bem organizada e útil quer para estudantes quer para empresários. Inclui assuntos como o management online, propostas de livros, viagens e serviços digitais.

www.janelanaweb.com

Este site interessante e útil constitui um projecto de educação da Porto Editora, que introduz um modelo de aprendizagem inovador. Assenta numa plataforma de ensino personalizada, recorrendo à integração da multimédia, que torna a aprendizagem num processo activo em que o aluno aprende ao seu ritmo e de um modo flexível.

www.franchising.pt Trata-se de um portal sobre os negócios de franchising, que inclui notícias sobre sectores, legislação, eventos e oportunidades relacionadas com esta importante actividade. Destacam-se as páginas de ranking a nível nacional e internacional.

www.seg-social.pt Portal da Segurança Social que inclui informação prática sobre os seus serviços, documentação, legislação, estatísticas várias, perguntas frequentes, entre outros assuntos. Também inclui diferentes opções relacionadas com a protecção social e medidas de acção respectivas.

www.dgaa.pt Portal das autarquias portuguesas. Inclui contactos úteis e informações variadas. Destaca-se a opção de informação georeferenciada com indicadores vários

6

ONDE É QUE ELES ESTÃO E O QUE FAZEM? A ADIFE convida todos os diplomados da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve a partilhar notícias, trabalhos desenvolvidos e sucessos, quer de âmbito pessoal quer profissional. Quando submeter a sua informação, queira incluir o seu nome e apelido, ano de início e conclusão do curso, qual o curso, local de trabalho e funções que exerce. Caso deseje ser contactado por eventuais colegas indique ainda o seu endereço de correio electrónico. Envie a sua informação para o endereço [email protected] ou para a ADIFE, Universidade do Algarve, Faculdade de Economia, Campus de Gambelas, 8005-139 Faro. Ana Rita Vieira, Economia (1995/99), responsável pelo Dep. Gestão de Crédito na Rolear S.A., Faro. Casada e com uma filha, Madalena com 9 meses (nascida em 30/06/2005). E-mail: [email protected]

Pedro Meireles, Economia (1993/2001). Mestre em Política Internacional na Universidade Livre de Bruxelas. Responsável pela gestão de uma Cooperativa Pública sob a tutela da Secretaria de Estado da Juventude. Casado. E-mail: [email protected]

Foto da Madalena (8 meses):

Paula Clérigo, Economia (1994/98), exerce funções na Direcção de Serviços Administrativos e Financeiros da Delegação Regional do Algarve do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), como Chefe de Divisão da Administração Geral, casada, com uma filha, Daniela (20 meses). E-mail: [email protected] Paulo Gordinho, Gestão de Empresas (1989/94). Coordenador e Verificador da sala de bagagem do aeroporto de Faro – Alfândega. Tem um filho (Gonçalo) de 3 anos. E-Mail: [email protected]

Herlander Cabeçadas , Gestão de Empresas (1985/90). Sóciogerente de uma empresa de contabilidade, mediador de seguros e consultor de empresas. Casado, com 2 filhos, Tiago (26 anos) e Catarina (17 anos). E-mail: [email protected]

Rúben Peixinho, Gestão de Empresas (1995/99). Assistente na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Desenvolve actualmente na Universidade de Edimburgo o PhD em Contabilidade e Finanças. E-mail: [email protected] Hugo Correia, Gestão de Empresas (1996/2000). Exerce funções de Gestor Financeiro em Lagoa. Solteiro, 27 anos. Email: [email protected] Mário Moreira, Economia (1994-1998). Exerce funções de Director de Operações na Cidade Gestão, Lisboa. Email:mario.moreira@networkco ntacto.com Sofia Trindade , Economia (1997/2001), exerce funções de consultora de empresas e sócia gerente na Planet Business, casada sem filhos. Email: [email protected] Filomena Sintra, Gestão de Empresas (1994/98). Vicepresidente da Câmara Municipal de Castro Marim, casada, 29 anos, com 1 filha (21 meses) E-mail: [email protected] Sérgio Cavaco, Gestão de Empresas (1999/2003). Assistente de Gestão no Grupo Hubel. Solteiro. Email: [email protected]

FICHA TÉCNICA ADIFE NOTÍCIAS: Propriedade da Associação de Diplomados da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. COORDENAÇÃO: Carlos Cândido. COORDENAÇÃO DE EDIÇÃO: Sérgio Santos e Sílvia Fernandes. REDACÇÃO E EDIÇÃO: Ana Marrachinho, Carla Amado, Emanuel Almeida, Jorge Andraz, Maria Dalila Rebelo, Nuno Rosa, Patrícia do Valle, Pedro Pintassilgo, Renato Pereira, Sarah Gago, Sérgio Santos, Sílvia Fernandes. COLABORAM AINDA NESTE NÚMERO: Anabela Gago. APOIO TÉCNICO: Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. ADMINISTRAÇÃO E REDACÇÃO: ADIFE – Campus de Gambelas, 8005-139. Faro; Tel: 289800915; Telefax: 289815937; Internet: www.fe.ualg.pt/adife; e-mail: [email protected]. IMPRESSÃO: Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. TIRAGEM: 500 Exemplares.

7

OPINIÃO ser editado em papel. Os "velhos do Restelo" vieram logo dar conta dos perigos de infoexclusão que se correriam com tal medida. Não duvido dos perigos e não deixo de pensar que devem merecer respostas adequadas. O que se entende por adequadas? Para mim, basta- me que sejam tomadas três medidas:

Este Espaço é Vosso! No sentido de dinamizar a secção “Opinião”, a ADIFE convida todos os sócios a enviarem via correio electrónico ou por carta, artigos de opinião, críticas e sugestões para que possam ser aqui publicados.

– Criação de condições reguladoras que levem o mercado a baixar drasticamente o preço do acesso de banda larga à Internet;

Atraso sustentado O Decreto-Lei nº 57/2006, publicado no Diário da República nº 55, série I-A, de 1703-2006 "autoriza a Imprensa Nacional, Casa da Moeda S. A., a cunhar e comercializar moedas de colecção alusivas [...] aos '150 Anos da Primeira Linha Férrea LisboaCarregado'". Proponho um exercício simples, nada profundo nem sério mas engraçado; digo eu: medir o atraso de Portugal tendo em conta a evolução do caminho-de-ferro. O caminhode-ferro nasceu em Inglaterra a 27-09-1825. A primeira linha portuguesa foi inaugurada a 28-10-1856. Conclusão: Portugal chegou 31 anos atrasado ao caminho-de-ferro.

– Existência de postos públicos de acesso à Internet disseminados por todo o país e disponíveis em horário alargado;

O TGV nasceu em França a 22-09-1981, ignoram-se outros casos de alta velocidade anteriores, nomeadamente no Japão. Para que Portugal demonstre sustentabilidade no seu atraso, não deve ter TGV antes de 23-102012. Pelo andar da carrua gem, podemos estar descansados: Iremos garantir a sustentabilidade do atraso português!

– A existência de uma administração pública em português num território que não falava, quanto mais escrever, em português. Refirome a Macau. Não vi ninguém a falar em exclusão!

– Oferta generalizada a todo o país de minicursos sobre o acesso e navegação na Internet. Sobre o exposto, muito haveria a dizer mas pretendo dirigir o foco para um aspecto em particular: a necessidade de uma fractura “cultural-económico-técnica” mas não social, na sociedade portuguesa, seja ela apelidada de choque tecno lógico ou outra coisa qualquer. Para ilustrar esta questão refiro dois aspectos distintos:

– A prática correcta e secular do Estado em manter registos e procedimentos escritos sendo a população esmagadoramente analfabeta. Foi assim durante séculos em Portugal!

Renato Nuno Pereira, [email protected] (Licenciado em Gestão de Empresas e pós graduado em Marketing pela FEUALG)

Em resumo: o risco de exclusão é para ser minorado e não para ser evitado. Caso tentemos evitar o risco, será toda a sociedade portuguesa a tornar-se, a prazo, excluída num Mundo em rápida mudança.

Desmaterializar Surgiram notícias que dão conta da vontade do Governo de acabar com muitos procedimentos em papel, substituindo-os por versões digitais na Internet. É o caso do Diário da República, que se propõe deixar de

Renato Nuno Pereira, [email protected] (Licenciado em Gestão de Empresas e pós graduado em Marketing pela FEUALG)

8