Por que morrer no Deserto?

5 downloads 276 Views 92KB Size Report
DESERTO = Lugar Desabitado, despovoado. Lugar que recebe precipitação de água inferior a 250mm distribuída de forma heterogênea, resultando pobreza ...
Por que morrer no Deserto? DESERTO = Lugar Desabitado, despovoado. Lugar que recebe precipitação de água

inferior a 250mm distribuída de forma heterogênea, resultando pobreza de vegetação e de população. Os desertos cobrem 1/5 do nosso planeta.

1 - O MAIOR DESERTO DO MUNDO O Saara é o maior deserto do mundo. Localiza-se no norte da África estende-se pelos países do Egito, Argélia, Líbia, Tunísia, Mauritânia, Mali, Sudão e Chade. O Saara tem mais de 9 milhões de km2. E o principal rio que o atravessa é o Rio Nilo. O Saara faz fronteira ao norte com o Mar Mediterrâneo, ao sul com o Rio Níger, a leste com o Mar Vermelho e ao oeste com o Oceano Atlântico. Este deserto situa-se numa região de planalto em média 300mts de altitude com presença de cadeias de montanhas e possui também rochas em algumas regiões mas a maior parte do deserto é de areia. As suas dunas são formadas pelas tempestades de areia e podemos encontrar também os oásis nesse deserto que são pequenas regiões com água e vegetação. O clima do Saara chega a 50º. durante o dia e -5º. a noite e as chuvas são raríssimas nesse deserto, o que o torna impossível para habitação nesse, com exceto para os povos tuaregues e beduínos que estão acostumados a atravessá-lo com os seus camelos para a prática do comercio ambulante. Foi por este deserto que o Senhor Jeová conduziu o povo de Israel, cerca de 2 milhões de pessoas desde a saída do Egito até a terra prometida.

2 – DESVANTAGEM E VANTAGEM DO DESERTO A FALTA DA AGUA

A pouca chuva no deserto não dá condição de molhar a terra pela rápida vaporização.

ABUNDANCIA DE NUTRIENTES NO SOLO.

A terra contém pouca salinidade e muito rica de nutriente pela falta de chuva o que proporciona uma terra favorável para plantação se houvesse a água.

3 – O DESERTO É UM LUGAR PARA TREINAMENTO DE VIDA BUSCANDO UMA VIDA MELHOR E TAMBÉM LUGAR DO EXAME PARA A ETERNIDADE. DEUS DÁ AOS HOMENS TESTES DE OBEDIENCIA Genesis 2:16-17 E o Senhor Deus lhe deu uma ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque , no dia em que dela comerdes, certamente morrerás. Salmos 11:5 O Senhor põe à prova ao justo e ao ímpio; mas, ao que ama a violência, a sua alma o abomina. Deuteronômio 8:2 Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilha, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos

A) DEUS LEVOU SEU POVO AO CAMINHO DO MAIOR DESERTO DO MUNDO Exodo 13:18, 20 Mas Deus fez rodear o povo pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho: e subiram os filhos de Israel da terra do Egito armados. Assim partiram de Sucote, e acamparam em Etã à entrada do deserto.

SE VOCE AINDA NÃO ANDOU PELO DESERTO, SE PREPARA PORQUE O SENHOR VAI TE LEVAR PARA O DESERTO.

B) DEUS LEVOU O SEU POVO AO DESERTO E NÃO O DEIXOU SOZINHO NEM DE DIA NEM DE NOITE PARA PROTEGÊ-LO DO FOGO DO DIA E DO FRIO DA NOITE E PARA GUIÁ-LO DE DIA E DE NOITE Exodo 13:21-22 E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar para o caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante Da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.

NÃO TENHA MEDO DO DESERTO, PORQUE O SENHOR ESTARÁ COM VOCE COMO ESTEVE COM O POVO DE ISRAEL.

C) O INIMIGO NÃO QUER QUE ENTRE NO DESERTO ELE TEM PLANO PARA OBRIGAR FICAR PRESO A ELE, MOSTRANDO A SUA APARENTE FORÇA PARA INTIMIDAR MAS DEUS NÃO ENTREGA O SEU POVO AO INIMIGO E MANDA QUE CONTINUEM MARCHANDO, E DIFICULTA A AÇÃO DO INIMIGO. Exodo 14:10,11a,14,15 E chegando Faraó , os filhos de Israel levantaram seus olhos e, eis que o egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E disseram a Moisés: não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos nesse deserto? O Senhor pelejará por vós e vos calareis. Então disse o Senhor a Moisés; Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem Exodo 14:19,20b E o anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou, e aia atrás delea:também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pos atrás deles E a nuvem era escura para aqueles e para estes esclarecia a noite: de maneira que em toda a noite não chegou um ao outro.

SATANÁS NÃO DESISTIU DE VOCE, E ELE ESTARÁ SEMPRE QUERENDO VOCE DE VOLTA. MAS, O JEOVÁ É O TEU SENHOR E LUTARÁ POR TI NAS TUAS BATALHAS

D) A MAIOR BARREIRA PARA SE ENTRAR NO DESERTO SÓ DEUS PODE DERRUBAR É abrir o caminho que dá a passagem por dentro mar para se ter a entrada no deserto. 1D) O MAR Os mares cobrem 2/3 do planeta terra. Eles se põem sobre a terra que está tão escondida debaixo deles que dificilmente alguém se preocuparia em encontrá-la, de modo tal que ainda que esta terra no fundo dos mares seja boa para alguma coisa ninguém se atreve a buscá-la devido aos tantos animais e perigos que o mares carregam consigo e esta terra se torna então morta e esquecida. O mar é o símbolo material de um mundo bonito que esconde a morte e os perigos para a vida, e se alguém tentar morar nele com certeza pagará com a própria vida; morrerá. NO MAR NÃO HÁ SABEDORIA E NEM CONHECIMENTO

Jó 28:12,14 Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar da inteligência? O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo. O MAR É O BAÚ DO PECADO QUE FAZ A SEPARAÇÃO ENTRE O HOMEM E DEUS Miqueias 7:19 Tornará a apiedar-se de nós: subjugará as nossas iniqüidades, e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. 2D) DEUS NÃO DEIXOU SEU POVO MORRER NAS MÃOS DO INIMIGO E NEM NO FUNDO DO MAR, ELE ABRIU O CAMINHO POR DENTRO DO MAR, ENCONTROU A TERRA BOA QUE ESTA ESCONDIDA E MORTA DEBAIXO DAS ÁGUAS. Exodo 14:21-22 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo mar em seco: e as águas foram-lhes como muros à sua direita e à sua esquerda. 3D) PARA QUE ATRAVESSEMOS O MAR PARA O DESERTO O ÚNICO CAMINHO QUE SE ABRE NO MEIO DO MAR É JESUS CRISTO, ELE A TERRA BOA QUE VIVO MAS ESTAVA SOB A MORTE E FOI FEITO VISÍVEL POR DEUS COMO SALVAÇÃO PARA TODOS. Isaias 51:10 Não és tu aquele que secou o mar, as águas do grande abismo? O que fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remido? João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim.

JESUS CRISTO É O CAMINHO PARA VOCE ESTAR VIVO PARA SEMPRE. SE VOCE AINDA NÃO ENTROU PARA O DESERTO ATRAVES DELE, PEÇA A DEUS E ELE TE ABRIRÁ ESTE CAMINHO DA SALVAÇÃO.

4 - ENTRANDO NO DESERTO O PRIMEIRO PROBLEMA QUE É ENCONTRAR A ÁGUA POTÁVEL, NECESSÁRIA PARA A SUBSISTÊNCIA. A – AGUA POTÁVEL O mundo possui apenas 3% de água potável de todas as águas existentes, vindo então a ser a água potável, um bem valioso para a humanidade. As demais águas não servem para matar a sede humana. B - A ÁGUA POTÁVEL É O SÍMBOLO MATERIAL DA PALAVRA, DA COMUNICAÇÃO E ATITUDES ENTRE OS HUMANOS E DEUS. No deserto a água potável é escassa o que se mais tem é água amarga, que não mata a sede e nem mantém a vida dos seres vivos. Exodo 15: 23-25 Então chegaram a Mara; mas não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas: por isso se chamou Mara. E o povo murmurou contra Moisés dizendo: Que havemos de beber? E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe um lenho que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Quando se entra no deserto é preciso uar a PALAVRA CERTA, a COMUNICAÇÃO CERTA e a ATITUDE CERTA porque no deserto tem muita palavra, comunicação e atitude de morte é preciso lançar o Lenho essas águas – O EXEMPLO DE VIDA QUE JESUS CRISTO.

C - JESUS CRISTO É A PALAVRA, É A COMUNICAÇÃO E A ATITUDE CERTA ENTRE O HOMEM E DEUS. João 4:10 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e que é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. João 13:13-14 Vós me chamais de Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. Ora se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós também deveis lavar os pés uns aos outros. Efesios 5:26b Como Cristo amou a igreja , e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra. D – NO DESERTO EXISTEM OÁSIS ONDE PODEMOS BEBER À VONTADE E DESCANSAR PARA ALGUM TEMPO DEPOIS CONTINUAR A VIAGEM. Exodo 15:27 Então vieram a Elim. E havia ali doze fontes dágua e setenta palmeiras: e ali se acamparam junto às águas. 12 fontes = Doze tribos de Israel=12 apóstolos = O Evangelho de Cristo 70 Palmeiras = Homens que fazem as obras de Deus como Jesus Orientou aos 70 Elim = Terebinto uma árvore nodosa de até 6mts boa fazer ofícios religiosos debaixo dela. Dela se extrai a terebentina = Lugar de adoração.

TODOS QUE ENTRARAM PELO DESERTO DEVERÃO TER SEUS OLHOS FIXOS NA PESSOA DE JESUS CRISTO, POIS ELE É QUE TEM A ÁGUA VIVA, É ELE O MODELO DE PALAVRAS E ATITUDES DO HOMEM QUE DEUS VIRÁ BUSCAR PARA MORAR ETERNAMENTE COM DEUS.

5 – O SEGUNDO PROBLEMA QUANDO SE ENTRA NO DESERTO É O ALIMENTO PARA A SUBSISTENCIA. No deserto embora tenha uma boa terra não adianta plantar por que falta a chuva. Então, não se deve trabalhar para plantar, ficar na expectativa de esperar nascer e crescer a planta para que haja a colheita, pois ela nunca virá. O trabalho nesse caso é vão. No deserto trabalha-se sim para se ter o pão de cada dia mas esse trabalho é o de apenas recolher o pão que já está à disposição de cada um. Fora do deserto o trabalho para adquirir o pão é muito penoso porque ele é carregado de preocupações e ansiedades de como este pão chegará às nossas mesas. No deserto não há estas preocupações e ansiedades porque o pão já é abençoado por Deus, e enviado por Ele na medida das nossas necessidades. Exodo 16:3-4 E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera que nós morrêssemos por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas da carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome toda esta multidão. Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha lei ou não. Lucas 12:29-30 Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as gentes do mundo buscam todas essas coisas, mas vosso Pai sabe que haveis mister delas. O pão de cada dia no ambiente do deserto, tem nome (maná) é santo (branco) é cheiroso (coentro) e tem doce sabor (pão de mel) Exodo 16:31. ; João 6:35 O pão do deserto é o pão dos céus Neemias 9:15 ; João 6:48-51

TODOS QUE ESTÃO NO DESERTO PRECISAM TRABALHAR PARA BUSCAR JESUS A CADA DIA, COMER DELE TODO DIA PORQUE É ELE O PÃO DIÁRIO QUE DÁ FORÇA E VIGOR PARA ATRAVESSAR O DESERTO

6 – TERCEIRO PROBLEMA NO DESERTO É O TEMPO QUE VAI SE GASTAR PARA ATRAVESSÁ-LO. COMO CONSEGUIR PASSAR POR ELE NO TEMPO CERTO E NÃO MORRER NELE. O TEMPO QUE SE DEVE GASTAR PARA ATRAVESSAR UM DESERTO É DE 40 DIAS.

40 dias é Número que indica um tempo necessário de preparação para algo novo que vai chegar: 40 dias e quarenta noites do dilúvio (Gn 7,4.12); 40 dias e 40 noites passa Moisés no Monte (Ex 24,18; 34,26; Dt 9,9-11; 10,10); Jesus jejuou 40 dias antes de começar o seu ministério (Mt 4,2; Mc 1,12; Lc 4,2); a Ascensão de Jesus acontece 40 dias depois da Ressurreição (Act 1,3). Quando alguém errava, era corrigido com 40 chicotadas (Dt 25,3) e Paulo também recebeu cinco vezes as 40 chicotadas menos uma (2Cor 11,24). DE TODO POVO QUE SAIU DO EGITO E QUE ENTROU NO DESERTO APENAS DUAS PESSOAS CONSEGUIRAM ATRAVESSAR O DESERTO COM VIDA JOSUÉ E CALEBE. TODOS OS DEMAIS MORRERAM NO DESERTO DEVIDO AO TEMPO DEMASIADO QUE FOI UTILIZADO PARA ATRAVESSÁ-LO = 40 ANOS . Números 14:33; 32:13

O QUE FAZ COM QUE O TEMPO SE PROLONGUE ALEM DO DEVIDO PROVOCANDO A MORTE? - A FALTA DE FÉ. A) O QUE É FÉ A fé é a firme confiança num projeto, lançamento correto da base deste projeto e o esforço máximo na feitura deste projeto tornando o projeto uma realidade. B) A FALTA DA FÉ DESENCADEIA ATITUDES QUE ATRASAM O TEMPO: DESOBEDIENCIA Desobediência é caminhar do lado contrário. Quando se caminha do lado contrário e não se faz a correção do caminho nunca se chegará ao ponto alvo. Portanto, dependendo de quanto tempo a demora para retornar ao caminho, mais tempo se gastará para alcançar de ponto alvo. MURMURAÇÃO Murmuração é o senso de critica, o não acreditar no projeto traçado. O crítico, vê erros no projeto onde não há erros, aponta caminhos diferentes dos daqueles que estão traçados no projeto. E o pior de tudo é que a murmuração, a crítica, desencadeia em terceiros o desânimo e o enfraquecimento das forças. Quanto mais murmuração e crítica, menos rendimento do esforço. Quanto menos esforço, mais tempo se gasta para chegar ao alvo. INFIDELIDADE Infidelidade é não respeitar o que foi concordado anteriormente com o outro em detrimento de um benefício próprio. A infidelidade gera falta de confiança naquele que é fiel. A superação da infidelidade vai depender e muito da misericórdia daquele que permaneceu fiel. Por causa disso, o tempo pode se prolongar muito até que o fiel e o infiel possam caminhar juntos novamente, e dependendo da gravidade dessa infidelidade um ponto alvo traçado pelos dois nunca mais seja alcançado. SOBERBA Soberba é o sentimento de que se é o maior ou o melhor que o outro. A soberba menospreza a outra parte. A soberba é capaz de provocar o término do amor. Sem amor não há unidade, não há como caminhar juntos.

C) O POVO DE ISRAEL DEMOROU 40 ANOS PARA ATRAVESSAR O DESERTO PELA FALTA DE FÉ QUE PROVOCARAM ESSAS REAÇÕES Deuteronomio 9:7 Lembra-te, e não te esqueças, de que muito provocaste a ira ao Senhor eu Deus no Deserto; desde o dia m que saístes o Egito, até que chegastes a este lugar, rebeldes fostes contra o Senhor.

PORTANTO PARA ATRAVESSAR O DESERTO NO TEMPO CERTO É NECESSÁRIO OUVIR A VOZ DE DEUS, TER FÉ E NÃO PROVOCAR A IRA DO SENHOR

7– TODO POVO ESCOLHIDO POR DEUS TERÁ QUE PASSAR PELO DESERTO PORQUE É TERRA BOA CHEIA DE NUTRIENTES QUE SO PRECISAM DA AGUA PARA PRODUZIREM E PARA DEPOIS ALCANÇAR A TERRA PROMETIDA

Proverbios 17:3 O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor prova os corações. Tiago 1:12 Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. I Pedro 4:12-13 Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo: para que na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

VOCE ESTÁ NO DESERTO? NÃO DESANIME! Você é boa terra, e Jesus é a sua água, caminhe firme pois este deserto vai durar somente 40 dias, e depois, você entrará na terra que mana leite e mel! Estudo preparado pelo Pr Wilson Murador Igreja do Evangelho Quadrangular Rua Pedro Gonçalves Meira, 185 Jd Itapura – São Paulo - 56128829